Jornal Correio Popular Notícia

TAMBAQUI
Marcos Rocha participa de festival em São Paulo

Data da notícia: 2023-10-24 09:27:10
Foto: Assessoria
Na capital paulista, foram servidos pratos exclusivos a autoridades e empresários

Com o objetivo de aumentar o consumo do tambaqui, como uma fonte de proteína saborosa para a população mundial e atrair bons negócios à cadeia produtiva de peixes, importante para a economia rondoniense, o governador de Rondônia, Marcos Rocha participou, ontem (23), do 4° Festival Internacional do Tambaqui, em São Paulo. O estado de São Paulo entrou no radar do governo de Rondônia, como um dos polos de divulgação desta espécie, que se destaca na gastronomia rondoniense. O festival já foi realizado, em outubro, em 14 municípios rondonienses, e se prepara para alcançar o público internacional na próxima quinta-feira (26), em Miami nos Estados Unidos.

‘‘Rondônia é um estado em pleno desenvolvimento, um polo de negócios para o Brasil, e com atrativos que o mundo precisa conhecer, como a nossa gastronomia, especialmente o tambaqui e é, por isso, que estamos realizando mais uma vez o nosso festival para São Paulo’’, pontuou Marcos Rocha. No festival, em São Paulo, foram servidos pratos exclusivos, preparados com o tambaqui, em um jantar de negócios, para autoridades e empresários, com o objetivo de expandir as empresas que processam e distribuem o pescado pelo país, e ampliar nacionalmente o consumo.

O festival é realizado pelo governo estadual, por meio da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em parceria com a Associação de Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar). O evento ainda conta com a parceria do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) e a Associação Brasileira de Criadores de Tambaqui (Abratan).

Rondônia é líder na produção do tambaqui no Brasil, segundo o Anuário da Piscicultura da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), e tem do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG), na categoria “Indicação de Procedência”, para a produção da espécie, ou seja, o tambaqui é de Rondônia.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.